sábado, abril 18, 2009

OS 7 PECADOS CAPITAIS (parte 1)


Olá pessoal, esta semana fui gentilmente convidada pela Lidiane a participar de seu blog http://femeablog.wordpress.com.

 

O tema era livre e tudo que escrevi, escrevi segundo minha ótica, minha vivência e experiências o que não quer dizer que não seja suscetível de erros.

Antes de mais nada quero derrubar um conceito que a meu ver é mais um preconceito que conceito de que pessoas maduras

São “ tralhas”, ultrapassadas e devem mesmo é ficar encostadas.

Li recentemente uma frase mais ou menos assim:

ENVELHECER É PASSAR DA PAIXÃO Á COMPAIXÃO!!!

Quase precisei de meus sais para retomar o fôlego mas,

Passados alguns momentos pude refletir melhor e entender a ignorância dos preconceituosos.

Bem assim o tema que escolhi para desenvolver é OS SETE PECADOS CAPITAIS nos nossos dias.

Digo nos nossos dias porque 4 décadas atrás as mulheres não eram socializadas e as poucas que se atreveram a romper conceitos foram muito discriminadas mas tão somente por questões culturais muito enraizadas antigamente.

De se ressaltar ainda que o tema abordado não tem conotação religiosa e sim discorrer sobre esses vícios corriqueiros muitas vezes de origem genética,  outras vezes por dificuldades enfrentadas durante a vida

 

   A IRA>> cólera, raiva, agressividade exagerada


      Quem não conviveu ou não conheceu uma pessoa que vive permanentemente irado! Pessoas que não conhecem os limites e que vão de zero a mil em segundos. Pessoas compulsivas que não conseguem parar para respirar antes de explodir e que quase semrpe, tão tomados por essa força interior são incapazes de admitir os exageros, desculpar-se para estarem bem consigo próprias. Pessoas que provam muita dificuldade no relacionar-se porque todos tem quem será a próxima vítima.


                       A GULA



      Outro vício terrível com conseqüências desastrosas pois gera enfermidades e muitas vezes a discriminação porque normalmente as pessoas acometidas desse vício não possuem posturas sociais, meias maneiras. A compulsão pelo comer é muito destacada chegando mesmo a deixar ao lado da cama petiscos para comer durante a noite.

     Essa instabilidade emocional, conotação de insegurança fazendo com que o indivíduo não tenha a produtividade na empresa ou na vida sócio-familiar.

      Porém a GULA não está só no âmbito alimentar, ela é extendida a qualquer outro tipo de compulsão como na leitura, na compulsão por compras, por querer se destacar no grupo que freqüenta.

 

A INVEJA 


Deus me livre e me afaste dos invejosos. Sofri na pele os ataques de pessoas invejosas que são exatamente aquelas que se sentem inferiorizadas, que querem copiar “ os ídolos” que criam em seus círculos sociais sem eprceber que na realidade afasta-os um a um.
É a incapacidade de criar a sua própria imagem, o seu próprio círculo e vive à sombra dos segundo eles, mais fortes. Raramente a INVEJA é sentida nas palavras mas sim através de olhares criando mesmo o processo de competição em algo desastroso.
São pessoas geralmente inferiorizadas que não aprenderam a desenvolver seus potenciais, seus dons. Ainda que constantemente observadores de seus “ ídolos” não possuem força, dinamismo para criarem um lugar ao sol.

 

O ORGULHO, a soberba!


A síndrome do trator, passo por cima de todos, sou mais eu, ou então, fiz e não vou consertar o meu erro.
Pessoas orgulhosas amam inferiorizar quem não é por êles..Precisam formar grupos para liderarem como se fossem ditadores de uma classe. Os pavões, senhores da sabedoria, das soluções incapazes de ouvir, de estender a mão, de socorrer.

 

A AVAREZA 

Está ligada a uma desordenada ambição de dinheiro, é um desordenamento no afã de ter! possuir!( desses eu fujo!!!)
O coisinha triste é conviver com pessoas avarentas. Avareza, mesquinhez, pequenice. brigar por tostões e ser escravo da matéria. Não sou contra o poupar, a que se pense no amanhã seja para si ou investimentos nos estudos dos filhos mas sim daquelas pessoas que não gastam para não descapitalizar, deixem de viver a vida, comprar remédios, viajar só para verem engordados os seus recursos. Quantas historias já ouvimos de pessoas que guardam dinheiro dentro de colchões e só a o morrerem, quando o dinheiro já não valia mais nada, os parentes acabaram por descobrir.

Essa semana no portal da Globo foi noticiada a história de um senhor, pobrezinho, aposentado que veio a falecer e em um barracão no fundo do quintal seus filhos encontraram enterrado quase que a totalidade da aposentadoria, 1 salário mínimom poupados durante anos. Sacrificou-se, levou uma vida de miserável nos níveis máximos da pobreza mas felizmente deixou seus 14 mil reais a serem distribuídos entre seus 4 filhos.
E um exemplo até para esses dias que culminam com a Páscoa , o exemplo de Judas que por sua avareza não pensou duas vezes ao trair Jesus.

 

                             


Photobucket

Nenhum comentário: